quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A disciplina de Biologia no Enem


1- Comentários Gerais
Em 2012, 6.221.697 estudantes se inscreveram para realizar a prova do ENEM, um número recorde de participações; seus resultados foram utilizados para selecionar 83.000 ingressantes no Ensino Superior Público – através do Sistema de Seleção Unificada – SISU. Assim, cada vez mais a prova ganha relevância no cenário educacional brasileiro, sendo fundamental conhecer detalhes de sua estrutura.
O exame do ENEM é uma prova diferenciada, pois além de aferir conhecimentos relacionados aos conteúdos das disciplinas do Ensino Médio, procura avaliar aspectos importantes relacionados à postura crítica do estudante, sua capacidade de resolver situações-problema e de elaborar propostas de intervenção solidária.

2- Estrutura e Organização do ENEM
A estrutura do ENEM é organizada em cinco eixos cognitivos (comuns a todas as áreas de conhecimento):
I.  Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II.  Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Disponível em: portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task. Acesso em: 17/04/2012
Os eixos cognitivos mantêm relação com todas as áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologia, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

3- Competências e Habilidades
Cada área do conhecimento, por sua vez, apresenta uma série competências e habilidades relacionadas. Por exemplo,citamos, a seguir, algumas Competências e Habilidades ligadas às Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
 Habilidade 8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Habilidade 30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Disponível em: portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task Acesso em: 17/04/2012
O exame do ENEM apresenta questões que analisam competências e habilidades, considera-se a capacidade de raciocínio, expressão, posicionamento crítico, análise de fenômenos naturais. A prova do ENEM avalia, de forma abrangente, os alunos em seus vários aspectos cognitivos, diferente de outras provas que primam pela memorização de conceitos, fórmulas e conteúdos distantes da realidade do aluno.
Há uma tendência das questões do ENEM solicitarem, de forma mais profunda, conteúdos relacionados ao Ensino Médio, fato que torna a prova mais eficiente na seleção dos candidatos ao ingresso no Ensino Superior.

4- Os Assuntos de Biologia no ENEM
Com um grau de exigência mais elevado, o candidato precisa se preparar com empenho para realizar o exame do ENEM. Consideramos importantes os seguintes assuntos de Biologia:
I-Ecologia
Fluxo de Matéria e Energia nos Ecossistemas, Matrizes Energéticas Limpas para Produção de Energia Elétrica, Biocombustíveis, Poluição Ambiental: Efeito Estufa, Chuva Ácida, Bioacumulação…; Relações Ecológicas entre os Seres Vivos, Sucessão Ecológica e Biomas Brasileiros.
II-Doenças Infecciosas e Parasitárias
Viroses, bacterioses, protozooses e verminoses.
III-Biotecnologia
Células-Troncos, Organismos Geneticamente Modificados, Terapia Gênica e Clonagem.
IV-Evolução Biológica
Teorias evolutivas, abordagem evolutiva dos organismos e relações de parentesco evolutivo.
V- Fisiologia
Sistema digestório, sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema urogenital – sempre com enfoque ligado à preservação da saúde e a hábitos saudáveis.

5- Algumas Recomendações
Mantenha-se atualizado, leia, diariamente, os jornais separando recortes de notícias relevantes e associadas às Ciências da Natureza. Para facilitar o entendimento dos diversos conteúdos de biologia, a utilização do site:www.planetabio.com.
Muitos filmes que abordam temas ligados à biologia, podem servir para complementar os estudos:
- Gattaca – Experiência Genética (1997) – o filme aborda questões relacionadas à Biotecnologia e à discriminação genética.
- História das Coisas (The Story of Stuff) – o documentário mostra os impactos ambientais da obsolescência programada.
Super Size Me – A Dieta do Palhaço (2004) – o documentário mostra os impactos de uma alimentação desequilibrada.
Invictus (2009) – o filme retrata a África do Sul na transição para o regime democrático e de igualdade de direitos entre os cidadãos sul-africanos.
- Contato (1997) – filme baseado no livro do cientista estadunidense Carl Sagan; aborda as possíveis repercussões científicas, políticas e sociais decorrentes do contato entre seres humanos e alienígenas, além dos confrontos entre a fé e a razão.
 Desejamos a todos uma excelente preparação.
Marcelo Okuma & Júlio César Tonon
Marcelo Okuma é biólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP) e Júlio César Tonon é formado pela Universiade Mackenzie. Ambos são professores da rede particular de ensino e também de cursos pré-vestibulares em São Paulo. Agradecemos aos autores que nos atenderam e elaboraram  ótimo artigo, que também está disponível no site Planetabio, administrado pelos mesmos. 
Professor Audierli Oliveira

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